quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Um novo Docente

                        UM NOVO DOCENTE          


          Estar em um grupo de estudantes, é algo  sensacional principalmente se a posição de aluno ao qual estou colocado me dão condições de docência. Tenho dentro de meus pensamentos a juventude e os mesmos desenvolvimentos que os meus colegas de formação em licenciatura de Computação.  Para quem está lendo este paragrafo pensará  que estou fazendo uma estória para depois dizer que viveu feliz para sempre. Até pode ser uma história, pois o que está sendo comentado é verdadeiro e vivenciado dentro de uma escola, onde tenho professores que me oferecem orientação pedagógica. Um novo horizonte  com aprendizado e conhecimento de saberes que me tornam uma pessoa capacitada para ensinar normas e estudos com pesquisas e realidades , contribuindo na formação de cidadãos.  Estas palavras de comunicação espontânea foram conhecidas com o maior contato com várias modalidades de aprendizado. As expressões de fala conseguimos na orientação de observações e modos de ensino. Para isto, dentro desta instituição educacional foi criado o PIBID. E faço parte desta projeção que tem como finalidade colocar condições de conhecimentos e um despertar para a docência. Vejo nos semblantes dos colegas as ideias florindo de satisfação ao comentarem os contatos com os seus primeiros alunos.      Diversas opiniões foram dadas sobre as maneiras como encararam os primeiros dias de aulas.      Uma delas com maior ênfase, em que não sabiam como se comportar diante de algo novo chamados com nome de alunos. Ao enfrentarem o medo de errar, o reforço de garra contida dentro dos seus cérebros impulsionou a adrenalina fazendo com que a superação de incapacidade não fosse mais sentida. Novos professores com capacidade agora estão sendo polidos para mostrarem um modo de oferecer conhecimentos com motivação. Isto ao  ter contato a cada dia , mais reforçado o conhecimento e o domínio de se expressar para as pessoas. Para cada vez que o planejamento entra em primeira instância do seu saber, mais harmonia e bom gosto de mostrar o seu conhecimento se faz presente.  Assim, para quem assume um papel de docente, usando o aproveitamento do que aprendeu com pesquisas no PIBID, será um doutrinado com larga escala de saberes. Voltando ao primeiro paragrafo, segue uma explicação, sou um jovem com uma idade dos sessenta anos que tem ideal  e este mesmo é conseguir a formação com certificado e qualificar em uma escola como professor. Para a surpresa de muitos colegas o mais antigo no PIBID aqui nesta Instituição de ensino, sou eu, tenho orgulho de participar desde o ano de 2012 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário