terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Participação e experiências dentro da sala de aula

             

 
 
       Para todos os semestres, houve um tipo de experiência que observei, que estava no habitat de aula, como estabelecimento de ensino, na sala de aula. Os primeiros encontros, todos se cumprimentam, ao segundo passo já há interesses de notas, e quando vamos fazer a prova? Colegas formam jogos de opiniões e fazem separação de colegas das suas turminhas. Esta é inevitável, notam-se grupos de interesses formados.
       Dentro desta turma se percebe quem tem facilidade de aprendizado e quem tem dificuldade para acompanhar alguma matéria. Situação referente a idades.
       Os de mais idade não conseguem por vezes entrar em algumas ocasiões nestas formações. Cada aluno tem suas perspectivas e ideias e também divergências .
      Professores se revezam e pode ser observadas  predileção e proteção, não consigo afirmar que é apego preferencial, carência  ou os(as)fazem amizades para poderem conquistar notas. Tira-se uma ideia que os estudantes não vem para sala de aula para aprender, mas para somente passar de ano.
       Temos  com clareza a preferência de atendimento direto a poucos alunos. Os que precisam de um reforço geralmente não se manifestam e também o professor deixa de procurar espontâneo em toda sala ou às vezes passa direto para a sua carteira fazendo-se esquecido. Aqueles mais quietos mais quietos são os que mais precisam de atendimento. É real a contribuição aos mais achegados do docente.
       O quadro negro é a caça ao tesouro de pontuação, o incentivo a ganhar notas, é geral e frustrante para alguns que não  conseguem acompanhar o raciocínio da matéria. Julga-se o curioso grupo de afiliados, que realmente aprendem e sabem. 
        Eles são os privilegiados e o docente deveria observar o porquê de alguns não tiveram a mesma habilidade. Por vezes foram notadas pontuações bem consistentes numa olhada nos cadernos de chamada.  Com o fechamento no semestre o grupo de alunos queridinhos, e puxa saco conseguem passar de ano. Teremos aqueles que ficam em exame e por fim aqueles que não foi conseguido fazer recuperar uma nota.
        Minha experiência foi dentro destes processos de aprendizado. E  falei para  a minha consciência evitar ser um docente deste tipo em que fala para alguns e vez de oferecer oportunidade e chance de se motivarem e se superar. Com este fechamento desta pagina, estudei  com dificuldade, passei sabendo a matéria e consegui o reconhecimento ao fazer uma nova matricula.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário