terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

INTERNET EM SALA DE AULA

    Uma nova versão de" maquinas humanas" é preparada com tecnologia virtual. o uso do computador e as portas da internet. Vejo que é ótimo, um progresso só de virtualização, e nós temos mais um problema de preguiça humana. Todos que acessam via internet, veem as coisas parecerem mais fáceis de manipular. Aparecem mais oportunidades e menos problemas. As pessoas retornam no tempo em que eram crianças e se parecem  com elas. podemos observar que elas ficaram mais ágeis. porém, ao questiona-las sobre determinado assunto em que vamos trabalhar, reagem com perguntas ingênuas. Como se faz? AH!...Tenho que pesquisar na internet. A cabeça não é mais a que pensa, temos que usar da tecnologia, com um titulo, para poder solucionar algo. Vemos então que a sociedade é montada de cibernéticos e escorados nos que produzem. São aqueles que parecem não terem instintos. Podem dizer restamos avançando no futuro, porém ficam abismadas e deslumbrados com o conhecimento de seus antepassados. Hoje as coisas devem vir com mais facilidade e não com problemas complexos e observem as soluções que empreguem um pouco de dificuldade. Assim, ao contemplar os nossos avós, eles criaram soluções inventivas que permanecem uteis.  São agruras  dos seus dias que precisavam de uma solução mediante as suas ideias criativas  e  simples, para os futuristas de hoje que. criam problemas com grandes compartilhados. Não acham solução e não resolvem por si só. Distribuem para outros colegas para acharem um meio eficaz. Quando fica pronto a tal pesquisa de trabalho, modifica algumas palavras,  coloca o seu nome e reverte em seu beneficio o mérito. Códigos ou entornos para  fantasiar e disfarçar  um pouco com o fim de tornar verdadeiro a sua versão. Ainda leva o titulo de talento. Recolhe as opiniões e as transformam em solução...  Pensando bem as maquinas contém respostas de muitos internautas que possivelmente já tiveram estas questões. Com a esta comparação, percebemos que a visão passada era feita por humanos, com a evolução hoje é da cibernética o movimento virtual... . Como base, as teorias construtivistas que o pensador PIAGET no seu teórico de maior expressão em: "Todos os homens são inteligentes e que essa inteligência  serve para buscar e encontrar respostas para seguir vivendo". Em parte de um texto escrito anteriormente, o projeto feito em Porto Alegre na faculdade "UFRGS", tomou-se o titulo de PROJETO AMORA, a produção textual que tem rompido com o formato mais próximo do professor, com mais chance de ter uma avaliação positiva onde no ensino tradicional, os alunos geralmente produzem textos a partir da informação feita pelo professor atendendo uma organização externa, com dimensão linear  de começo e fim.  Com uma turma em uma sala de aula, o principal  objetivo é saber se assimilaram a montagem de um texto. Que tem uma informação em um paragrafo, o meio e por fim a conclusão do seu pensamento. Como o uso da maquina permite buscar alternativas de montagens, muitas vezes a colagem de textos prontos mudam o sentido do que foi pedido, e com a palavra  se torna um assunto sem sentido. Para conscientizar uma turma sobre estes tipos de apropriação, conversamos com os alunos e  mostramos que o copiar e colar não trará benefícios para os seus conhecimentos e serão muito importantes no futuro quando tiverem de fazer uma prova em qualquer tipo de concurso. Apesar de que a informática chegou para ficar, neste momento ainda  o papel do professor em sala de aula vem a monitorar uma turma no laboratório. É de importância que os alunos tenham consideração e respeito a presença do professor, pois ainda assim o docente sabe como conduzir uma ação. Mostrar um caminho correto ainda é atrativo porque fica na curiosidade de conhecer uma chave de entrada conseguidos com o uso de ferramentas, até o momento ocultos.
 Numa nova tarefa, desligamos a internet, ou melhor  a desconectamos e usamos só a maquina , sugerindo que usem de  uma ferramenta de montagem de texto, para conhecer a habilidade de fato dos alunos. Certificamos deste modo que passamos o conhecimento para eles. Após corrigimos, pedindo que leiam o que foi escrito por eles.  Isto fará  com que o sistema de oratória dará uma confiança para fazer uma apresentação em publico. Se atingimos este objetivo concluímos que o professor tem função e não será facilmente descartado. Quem pensa que o docente vai mostrar como se liga e desliga um computador, sentirá que a história é outra, e que não será uma alavanca, apesar que as instruções sugerem que alavancaremos as ideias das crianças. Não basta mostrar, orientar e cobrar de um modo de coleção de respostas dos alunos. Mas criar e ser criativo no modo de envolver uma criança em uma atividade escolar. Clarear o que recebemos de perguntas e sempre dar uma resposta para que um determinado assunto não fique sem resposta. Deste modo podemos conseguir que os alunos venham a gostar da disciplina como parte de sua vivência. Com esta atividade podemos ensinar e confirmarmos ou ainda compreendermos um aluno. No processo escolar e educacional faremos a interação de aluno e professor num determinado planejamento, pré  definido, junto a direção da escola. Tomaremos  de desenvolvimentos de projetos para fins didáticos, não bastando ensinar a ler, mas meditar, transcrever, explorar, brincar e usar todas as formas de raciocínio lógico. Quanto ao uso de livros estes nunca deverão serem dispensados. A formação está guardada em linhas, e visitando uma biblioteca com títulos variados fará uma complementação do que o virtual está para ser descoberto por curiosidade. É de vital importância que os pais participem e devem saber que os seus filhos vem para a escola a fim de receberem informações. Com estas informações estamos mostrando que o uso da informática e com o uso correto das ferramentas conseguimos fazer a integração do aluno as maquinas em uso didático.
 Assim o professor também faz parte de uma ferramenta não descartável.
 
 

 

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