sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A opinião da Nau dos infortunados

                                     
         "Deem chance a estes apenados da educação, chamados alunos constrangidos, colocados a mercê da exploração de erros. Verificamos o acanhamento de fazer um exercício por receio de ficar exposto ao ridículo diante da turma, seus colegas. Para vencer a etapa a cada prova do semestre é mérito de verdade para aqueles que tiveram  dificuldade de aprender, e para aqueles que obtiveram um beneficio ficaram sentindo momentos de gloria"? 
             Com a mudança do instrutor, a matéria e as conquistas de novas ideias, aos que passaram de semestre, esqueceram com facilidade os colegas que ficaram para traz. Talvez em algum encontro casual fazendo de conta que não sabia que o seu colega de classe fora reprovado. Em ar debochado ainda comenta,-" Pensei que tinhas passado de ano"?
             Quem ficou para traz perdeu tempo, e a proposta é seguir o caminho sem parar e tentar recuperar o espaço perdido.
             Muitas vezes o grupo que conseguiu ir a frente, podem ter dificuldades em entender outras matérias devido a fatores de conhecer novos docentes, ou apresentar m outro ritmo no aprendizado. Em cada sala de aula um modo de fazer entender uma explicação é sugerida a construção de grupo. Uma destas intenções é manobrar o trabalho em primeiro lugar e depois fazer os alunos saberem trabalhar no grupo.  Para conseguir mostrar uma pesquisa o docente sugere um titulo. Quem tem um pouco de liderança e egoísmo se apresenta para apresentar o trabalho. As sugestões que os colegas fazem ,em pouco interessa. Para tanto se pegar uma turma com 20 (vinte) alunos e o divide em grupos de 04(quatro) alunos, teremos 05(cinco) grupos. Pede-se a eles que façam uma pesquisa de opinião, então todos iniciam o exercício proposto, um líder se impõe e vê as ideias de cada um, e ao redigir dificilmente aproveita as respostas que realmente interessam reservando-se ao direito de dizer aquilo que é de sua opinião. Para tanto o professor acha que fez um grande trabalho, ele pecou ao aplicar este método para este tipo de questão. Aí o sistema vai mostrar que a participação do grupo deixou de ser integral, e sim alguns alunos sequer participaram e deram o seu nome como um. Mostrando o individualismo e comprovar que a pesquisa foi de todos no mesmo assunto, o processo de juntar os títulos em uma continuação da pesquisa terá de mostrar que houve realmente o interesse de todo grupo. O aluno deverá responder com suas palavras e ser comprometido com as suas ideias. Corrigido por uma proposta  melhor em debate entre os grupos cada aluno defenderá a sua tese. No modo geral se utilizar o sistema  de grupo para construir algo sólido e trabalho manual e a necessidade do uso das mãos, parabéns ao professor por sua proposta.
        Quanto à primeira etapa, ao aluno que foi nomeado líder, interage por conta própria e maneja suas respostas. Os mais fracos vão na conversa deste mentor e acabam frustrados por não aparecerem as suas opiniões. Só a do principal e muitas vezes incompletas.
        Quando alguém levanta uma questão verdadeira no grupo, acham-no incisivo e pouco produtivo. Receitam a esta pessoa que aguarde para ver como é que fica, ou o instrutor faz de conta que não vê e aceita um trabalho incompleto. Para isto o docente além de perguntar para o líder, ao mesmo tempo deve dirigir aos demais a mesma pergunta, pois haverá outras respostas diferentes e quem sabe interessantes.
       A presença de grupos, favorece ao educando, pois torna-se mais fácil dominar os lideres,  que nesta sala são 05(cinco) e fazer o trabalho em cima de suas respostas. Estes 05(cinco) se manifestam, e os componente do grupo não aparecem de fato na discussão do assunto.
 
 
      
 
 
  

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